MACROECONOMIA
Inflação significa a perda do poder de compra da população, normalmente medida por índices de preços e tem causas variadas como a pressão dos preços, demanda por produtos e serviços e até mesmo a própria expectativa de inflação pode influenciar no resultado final.
Suas consequências são devastadoras para a economia, principalmente para os trabalhadores de um modo geral. Inflação afeta não só o endividamento privado, mas também a dívida pública, ocasionando a redução de investimentos do setor público.
O principal índice que mede a inflação oficial do Brasil é o Índice de preços ao consumidor amplo (IPCA), que reflete alguns hábitos de consumo da população, como alimentação, moradia, saúde, educação, etc.
As metas de inflação são planejadas pelo governo federal, através do Conselho monetário nacional (CMN) e o Banco Central executa as políticas para que a meta seja cumprida, o que nem sempre é possível.
Controlar a inflação é umas das tarefas mais desafiadoras de qualquer economia, pois ela depende de multi fatores para ser controlada e afeta diretamente a dinâmica da circulação do capital.