Este tema torna-se bastante importante para a Macroeconomia, pois reflete no poder aquisitivo das pessoas e também na arrecadação do governo. Lembrando que considera-se pessoa desempregada aquele indivíduo que não está trabalhando e está disponível para trabalhar e procurando um emprego, visto que existem pessoas que não trabalham e que não estão à procura de um emprego, pois não precisam, por exemplo: Um estudante, um empresário, uma dona de casa.
A apuração dos dados é de responsabilidade de Instituto brasileiro de geografia e estatística – IBGE através da Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua – PNAD Contínua. O resultado desta pesquisa é representado pela Taxa de Desocupação, ou seja, porcentagem de pessoas na força de trabalho que encontram-se desempregadas em determinado período de tempo.
Para o governo federal é de grande importância que o Brasil tenha sua taxa de desocupação cada vez menor. Quanto menor for este indicador maior são as chances do país conseguir reduzir os índices de pobreza e a melhorar a qualidade de vida de sua população.