Para mitigar a forte escassez de talentos que está ocorrendo nos tempos atuais os profissionais de RH estão enfrentando enorme desafios. Cada vez mais existe uma concentração de talentos nas marcas globais (multinacionais e as chamadas bigtechs), que recrutam talentos desde muito cedo. Isto contribui de forma significativa com as dificuldades do mercado.
A geração recém chegada no mercado de trabalho é a chamada “Geração Z” (pessoas nascidas entre 1995 e 2010). Esta parcela da força de trabalho já representa cerca de 20% do mercado e está vindo com algumas características bem definidas e marcantes. Estão em seu “radar” valores relacionados a igualdade, diversidade e flexibilidade de forma bem definida.
Além das qualidades citadas esta geração demonstra priorizar em suas relações profissionais a transparência de uma forma geral. Tanto na questão de relacionamentos de um modo geral quanto em questões salariais. É comum achar profissionais Americanos da Geração Z falando abertamente quanto recebe por mês, quais benefícios possui e até postando no LinkeDIn o valor do seu próprio salário.
Apesar desta realidade ser uma particularidade dos Estados Unidos sabemos que é uma tendência mundial, devido aos efeitos da globalização. Tudo isso chega para contribuir com a igualdade de condições tanto almejada entre nós brasileiros.