Poder de compra ou poder aquisitivo é a capacidade que uma pessoa tem de adquirir bens ou serviços através de uma unidade monetária. Este conceito está diretamente relacionado com os índices de inflação/deflação medidos em determinado período, ou seja, aumento da inflação significa que o poder de compra será reduzido, e redução da inflação quer dizer um poder de compra maior.
Poder de compra serve, também, para medir o equilíbrio em relação ao que se ganha e o que se gasta. Quando uma empresa está com o seu poder de compra baixo ela não consegue realizar contratações ou investimentos, afetando a cadeia da economia como um todo.
Precisamos, também, estar atentos para aspectos macros como: Guerras, alterações climáticas, crises econômicas, alterações nas políticas fiscal e monetária, entre outros. A partir daí você pode tomar algumas decisões que irão valorizar o seu capital. Escolher um investimento adequado ao momento, pensar em vender de forma parcelada(no caso de empresas), ampliar ou diversificar o seu negócio, etc. Atentar para estes aspectos vai fazer você potencializar o seu poder de compra.