Banco Central (BC) é uma autarquia independente e ligada ao governo federal, é o órgão executor de suas políticas. Suas principais funções são:
Gerir políticas econômicas e monetárias e o mercado financeiro. É Através de estratégias que ele busca a estabilidade e o poder de compra de nossa moeda e define as políticas monetárias.
O Banco Central interfere na economia constantemente buscando sempre melhores condições para economia. Ele atua no mercado emitindo moeda, vendendo papéis do tesouro nacional e alterando os juros oficiais sempre que necessário.
Outra função bastante relevante do BC é atuar fortemente junto ao câmbio para mitigar situações de altas volatilidades e/ou altas desvalorizações do Real. Através de monitoramento contínuo ele compra ou vende dólares sempre que ocorrem grandes variações no dia, ou seja, o BC tenta corrigir essas distorções de mercado que acontecem constantemente, mantendo nossa moeda o mais estável possível.
Embora o BC seja responsável pela política monetária nem sempre ele consegue obter êxito em suas ações, pois existem fatores externos que nem sempre se mostram favoráveis.